domingo, 29 de junho de 2014

A Minnie está esgotada

Trabalho numa escola publica, por isso a minha ausência durante o período escolar.
Para quem não sabe a vida na escola está difícil, muito difícil, os cortes são constantes, os professores contratados assim que terminaram as reuniões de final de ano foram logo dispensados, nem sequer terminaram o mês de junho. Os funcionários são cada vez menos e a maior parte deles recrutados do fundo de desemprego, ou seja nada motivados, nem repreendem os miúdos com medo de represálias. Os alunos cada vez mais desmotivados, muito desmotivados mesmo, os pais só aparecem na escola de "faca e alguidar" para discutir com os professores porque estes não passaram os seus santos filhos.

Não sou professora, embora contratada, sou Psicóloga de alma e sangue, gosto mesmo muito do que faço, adoro os meus meninos todos, desde ao mais pequeno com autismo ao maior que não tendo problemas cognitivos tem muita dor e revolta naquele coração que o leva a ter consumos e comportamentos desviantes.
Por eles me desdobro em duas, por eles dormo 5 horas, por eles me meto à frente, separo brigas, embora me digam: - Não se meta à minha frente não lhe quero fazer mal a si, olhe que eu fico cego!
Mas parece que eu não aprendo, só quem trabalha na escola é que sabe o que lá se passa, com a crise socio-economica os miúdos chegam com fome, com revolta e fazem muitos disparates.
Mas isso o Sr Ministro não vê, para ele o psicólogo é só para cumprir normas europeias...

Sabiam que é um psicólogo para dois mega agrupamentos, um psicólogo para dois concelhos ou seja um psicólogo para 8mil alunos...
Sabiam que não temos folgas, são 40  horas diretas, mais reuniões fora de horas para facilitar os paizinho, fora os relatórios feitos ao fim de semana.

Eu adoro o que faço! Faço-o por eles, não para agradar ninguém, mas porque sinto que só eu os entendo e se não for eu a dar-lhes a mão, eles perdem-se de vez...
A cada aluno que sai da droga, a cada aluno que tendo dificuldades cognitivas aprende a ler é para mim uma vitória, aqueles obrigado, aquele sorriso escondido enche-me a alma.

Mas será que vale a pena, será que estou disposta a passar por tudo isto mais um ano...

Esta Minnie precisa de férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário