quarta-feira, 1 de outubro de 2014

As boas historias para crianças

Quando era pequena a minha mãe contava-me historias de contos de fada e eu adorava!
Mas eram sempre muito fechadas a princesa linda e boa, a  bruxa feia e má e o príncipe que ficava com a princesa num eterno ...e viveram felizes para sempre.
Continuo a ser menina e a adorar estas historias, sempre que a Disney lança um novo desenho animado, lá ia eu ao cinema com o meu afilhado, que não liga nada a estas historias, mas que era obrigado a ir pois era o meu pretexto ideal, agora com 7anos já não vai em cantigas...
Mas durante a minha infância houve duas histórias enigmáticas que a minha mãe me contou e me deixaram a pensar, são daquelas histórias que nos obrigam a refletir, várias vezes as reli e sempre que as leio descubro algo novo, é o talento dos verdadeiros escritores.
Já devem saber quais as obras a que me refiro: O principezinho de Saint-Exupéry e o Príncipe Feliz de Oscar Wilde. Nem tenho palavras pra descrever a magnitude destas obras.




Nestas férias resolvi começar a ler boas historias ao meu afilhado e comecei a fazer a sua biblioteca, começamos por estes dois.
Depois fui à Bertrand sim porque na minha zona não temos fnac e encontrei mais duas belíssimas obras.















A flor mais bonita do mundo de José Saramago e a historia de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar de Luis Sepúlveda. São historias belíssimas que recomendo vivamente, existem outras boas historias para crianças que já estão na minha lista. E assim aos pouquinhos o meu afilhado vai tendo uma bela biblioteca, porque o gosto pela leitura é algo que tem de ser fomentado em casa.

Por tudo isto esqueçam lá os puns da vida, essas são apenas histórias engraçadas que qualquer um de nós já contou a uma criança, para a entreter. Por mais respeito que tenha por quem escreve esse tipo de livros, pois sei que para esses autores, escrever será apenas uma forma de ganhar dinheiro, mas serão sempre livros sem conteúdo.
Ensinem os vossos filhos a pensar e a gostarem de boas historias.

Sem comentários:

Enviar um comentário