quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Os psicolgos nas nossas escolas

Este ano foi novamente assinado o despacho que permite a contratação de psicólogos nas escolas publicas. (Sim porque todos os anos temos de ter autorização para sermos contratados).
Este ano serão contratados mais 33, seremos 214 psicólogos em todas as escolas publicas do país continental e ilhas.
À primeira vista até pode parecer uma boa noticia, podemos ainda ser poucos, mas temos vindo a crescer.
Mas a realidade não é bem assim.
Quando entrei para este mundo da contratação anual de psicólogos nas escolas, o meu horário era completo, na altura 35horas semanais e contemplava um vencimento de mil euros.
De à dois anos a esta parte o ministério da educação resolveu contratar psicólogos a 18 horas semanais com um vencimento de 500€.
Ou seja
Somos 214 psicólogos, mas a trabalhar na sua maioria a 18 horas semanais, logo poderiam contratar bem mais que 33 profissionais, pois com a redução do horário e consecutivamente do vencimento estão a economizar muito dinheiro....

Mas as "boas" noticias não ficam por aqui, as aulas vão começar  e até à data ainda não abriram os concursos para psicólogos.

Neste momento ainda não sei para que escola vou, se é que vou entrar em alguma, pois com 500€ não sei se compensará a deslocação ou o alojamento. (é por esta razão que estou a ponderar seriamente em emigra).

Mas dirão vocês... para que é que serve um psicólogo nas escolas, o miúdos chegam lá falam, falam, falam e pronto está o trabalho feito....

Errado, muito Errado...

Nas escolas temos de tudo e o psicólogo é o primeiro na linha de apoio:
vejamos:
Fazemos orientação vocacional, estimulação cognitiva, ver a evolução de meninos com trissomia 21, autismo, etc é tão enriquecedor que não há dinheiro que pague. Mas é a Avaliação psicológica que nos toma mais tempo.
É na escola que se detetam as primeiras dificuldades de  aprendizagem, nestes caso os professores encaminham estes alunos para serem avaliados pelo psicólogo e ai detetamos de tudo (asperger, mutismo seletivo, síndrome de x frágil, défice cognitivo generalizados, dislexias, hiperatividade, síndrome de touret, défice de atenção, síndrome de Lowe, ansiedades, fobias, perfil esquizofrénico, toxicodependências, depressões, muitas, muitas, muitas automutilações, etc, etc.) depois da avaliação compete ao psicólogo elaborar um relatório e encaminhar...
    • para consultas de desenvolvimento
    • para a cpcj
    • para o ensino especial
    • etc.
E claro depois temos de acompanhar estes jovens numa reeducação psicoeducacional.

Relembro um caso de um jovem com muitos problemas comportamentais e extremamente agressivo, lentamente consegui estabelecer uma relação empática com ele e apercebi-me que de noite ia andar de bicicleta. Deixava-a debaixo da janela, saltava a janela e passava a noite a pedalar.
Estranho não é ... Andei semanas com esta informação, mas sempre que a explorava o jovem fechava-se, foi difícil, mas consegui descobrir a origem da sua agressividade na escola.
Querem saber o motivo????
O pai abusava da irmã, ele não tinha coragem de enfrentar o pai, então saltava a janela e ia pedalar, no dia seguinte descarregava toda a sua raiva na escola.
Era esse o motivo!!!
Se eu não tivesse nessa escola, nunca teria denunciado este crime. Nunca o teria ajudado a superar ....

Mas para os nossos políticos os psicólogos não são importantes, 18horas semanais num mega agrupamento (com jardim de infância, 1ºciclo, 2ºciclo, 3ºciclo, secundário, turmas CEF e cursos profissionais) é mais que suficiente.

O nosso trabalho é invisível e ainda bem que o é... mas é tão, tão, tão importante...

Sem comentários:

Enviar um comentário